A formação

Concluindo o curso universitário, o formado em EF, em qualquer das habilitações ( licenciatura ou bacharelado ), poderá centrar seus objetivos em sua carreira profissional, buscando captar recursos que o impulsione à outras saídas, além das já conseguidas. Assim, os cursos de especialização ( conhecidos como pós-graduação lato- sensu ), de pelo menos 360 horas/aulas, são o ponto inicial para quem pretende se projetar com um conhecimento mais específico, mais aprimorado numa determinada área de atuação.

São inúmeras as faculdades de EF que ministram estes cursos e inúmeras também são as áreas a que atendem, tendo em vista suas temáticas e abordagens. O aprofundamento/ aperfeiçoamento, com duração de 180 à 210 horas/aulas, oferece a visão detalhada de um tema, conforme o nome diz. Também de caráter específico, busca lapidar o profissional de uma determinada área.

De acordo com as reformas na política educacional brasileira, os cursos de pós- graduação, em nível de Mestrado e Doutorado, já oferecem propostas de desenvolvimento de pesquisas acadêmicas a todos os interessados a se titularem. Temos, de norte a sul do país, mestrados nas diferentes áreas de concentração da Ciência da Motricidade Humana, que primam por preparar o professor universitário crítico, conhecedor de seus fazeres enquanto iniciador de novos profissionais e possuidor de amplos conhecimentos de sua área de atuação. São poucos os doutorados na área, apesar de que estes cursos não são específicos, possibilitando ao interessado cursá-lo em outras áreas, como: Educação, Psicologia, Fisiologia, Comunicações, Saúde Pública,... fazendo, desta forma, a ponte entre a área de formação e seu envolvimento com o universo interdisciplinar.

Nas universidades, a carreira acadêmica continua. De doutor à livre- docente e deste à professor titular, cargo máximo. Vale lembrar que tais titulações acadêmicas são obtidas através de exames de defesa pública de tese, principalmente, e que as universidades já têm em suas composições de quadro docente profissionais formados em nosso próprio país, diferente do que acontecia até meados de 70.

A carreira acadêmica cobra a intensa busca de respostas às indagações que norteiam o desenvolvimento da área. A atualização é uma meta a ser perseguida por todo aquele que se pretende pesquisador envolvido ou com questões relativas ao ensino ou do treinamento esportivo ou desenvolvimento humano, de um modo geral, e a EF brasileira tem bons representantes no cenário internacional.

 

Fonte: educacaofisica.com.br